Manaus,30 de setembro de 2024

Braga inicia a semana contabilizando derrotas

O senador Eduardo Braga (MDB) contabilizou duas derrotas importantes nesta semana. Na segunda-feira (12/06), ele perdeu a relatoria da indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o senador paraibano Veneziano Vital, também do MDB. Ele ainda amargou, ainda, o andamento de um processo movido contra o governador Wilson Lima no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

A relatoria

Na relatoria do STF, o argumento é de que Veneziano teria capacidade jurídica para sabatinar Zanin. Ele é advogado. Já Braga é engenheiro eletricista. Em 2017, Braga foi o relator da indicação de Alexandre de Moraes. Ele também foi relator da recondução de Augusto Aras à chefia da Procuradoria da República, em 2021.

O terceiro turno

Ainda na segunda-feira, Braga já via três votos de magistrados do Tribunal Regional Eleitoral, contrários às declarações de embargo de sua defesa que têm como alvo o governador Wilson Lima (UB). O processo é relacionado à campanha eleitoral de 2022, em que Wilson foi reeleito e Braga saiu derrotado.

Na ementa da desembargadora Carla Reis, a magistrada avaliou que as alegações de omissões, contradições e obscuridade foram questões analisadas pelo TREe refutadas de forma suficiente.

Após os votos dos desembargadores Fabrício Marques e Marcelo Pires, o desembargador Kon Wang pediu vistas dos autos processuais.

Share