Nesta quinta-feira (1/06), o governador Wilson Lima apresentou um panorama de toda a negociação para interromper a greve dos professores. Durante pronunciamento, Lima declarou que a greve tem motivação política e que professores são “massa de manobra”.
“Todos que fazem parte do movimento, ou são ligados a algum político ou partido. Isso é lamentável porque tentam fazer dos professores uma massa de manobra para interesses pessoais. A maioria desses que estão à frente do movimento projetam uma candidatura para 2024 e em 2024 vocês podem conferir vamos ver aqueles que saíram candidatos”, disse.
Foram convocados mais de 6 mil profissionais para a área da Educação, sendo pouco mais de 3 mil professores admitidos em processo seletivo simplificado.
Negociações
Foi concedida autorização de 8% de reajuste na data base de 2022 retroativo a março, além de diferencial com 16% a mais que o piso nacional e progressão por titularidade. Quem voltar ao trabalho na segunda-feira estará na folha de pagamento. O salário do professor com 40 horas passa a ser de 5.129, o que coloca o servidor amazonense entre os dez melhores salários do Brasil.
O processo deverá ser tramitado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).