O projeto amazonense “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades” idealizado pelo professor Rosenilson Gama, do município de Barreirinha, se consagrou vencedor do “Prêmio LED – Luz na Educação”, organizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho. A fase final do programa, o Especial LED, com o anúncio da iniciativa campeã, foi ao ar na noite desta quarta-feira (26/04).
Rosenilson é professor de Geografia da Escola Estadual Professora Maria Belém, em Barreirinha, desenvolve o projeto desde 2019 na unidade de ensino. De acordo com o educador, a iniciativa nasceu após o corpo docente perceber que a escola recebe, anualmente, uma quantidade considerável de alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, e que seria importante desenvolver ação voltada para auxiliar na socialização destes.
O professor concorria na categoria “Educadores” com outras duas iniciativas, dos estados de Pernambuco e Bahia. Na gravação, os nove super finalistas passarão pela etapa final, na qual terão que se apresentar para um júri composto por pessoas públicas com comprovado conhecimento e envolvimento com o tema educação. Caberá a eles decidir os seis vencedores (dois por categoria) que voltarão para casa com um aporte de R$ 200 mil cada. O Prêmio LED 2023 recebeu mais de duas mil inscrições de todo o país.
Wilson Lima parabeniza
Nas redes sociais, o governador Wilson Lima (União) comemorou a vitória do professor. “O projeto tem como objetivo promover a inclusão de alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, por meio de atividades em campo. Parabéns, professor! Essa é uma ação que transforma a vida das pessoas!”, declarou.