O senador Eduardo Braga (MDB) foi eleito, nessa terça-feira (28/03), o vice-presidente da Comissão de Ética da Senado Federal. Entre outras atribuições, o colegiado analisa e julga o decorro dos senadores. No conselho, Braga fica ao lado de Jaynme Campos, reeleito presidente da comissão.
Conselho reativado
O Conselho está sem se reunir desde outubro de 2019, quando os senadores apenas elegeram, pela primeira vez, Jayme Campos à presidência. Em 2020 e parte de 2021, as comissões foram suspensas no Congresso devido à pandemia da covid-19. Mas mesmo após a normalização dos trabalhos, a comissão de ética seguiu sem se reunir.
O senador foi muito criticado em sua gestão passada, conhecido principalmente por “engavetar” processos, como o do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do então presidente Jair Bolsonaro.
Marcos do Val
Desta vez, um dos “pepinos” que ele deve enfrentar, é o caso do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Em diversas declarações contraditórias, o senador afirmou uma trama com anuência de jair Bolsonaro para fazer uma gravação clandestina contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.