Uma comitiva de prefeitos, vereadores e parlamentares do estado do Amazonas foi recebida, ontem (27/03), pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, em reunião da Virada Municipalista, ação que ocorre em paralelo a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, chamada de Marcha dos Prefeitos.
Os participantes conheceram políticas e programas da Pasta, com destaque para as ações de prevenção e resposta a desastres. Estiveram presentes os prefeitos das cidades de Anamã, Autazes, Eirunepé, Itapiranga, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Urucurituba e Tapauá.
O prefeito de Novo Airão e vice-presidente da Associação dos Municípios Amazonenses, Roberto Frederico Paes Júnior, falou em nome dos prefeitos e ressaltou a importância da reunião para agilizar a execução de demandas, bem como os trâmites para solicitação de projetos de prevenção.
“Nós sempre encontramos dificuldade no acesso aos ministros quando estamos em Brasília. A iniciativa do MIDR muda essa relação, pois aproxima os gestores públicos do Governo Federal, auxiliando na interlocução para nossas demandas”, apontou.
No encontro, Waldez Góes destacou a importância dos municípios na construção e implementação de políticas públicas que promovem a inclusão social e econômica das comunidades.
“Sou municipalista e entendo que temos de atuar onde as pessoas estão, em suas cidades. É orientação do presidente Lula e estamos seguindo desde o primeiro dia no governo, que as políticas públicas estejam disponíveis para todos, do Norte ao Sul do país”, destacou.
Na sequência, os gestores do Amazonas puderam se reunir com os técnicos de diversas secretarias do MIDR para tratar de assuntos específicos, desde contratos até repasses e empenhos.
Visita a Manaus
No domingo (26/03), o ministro Waldez Góes esteve em Manaus para acompanhar a situação dos municípios do estado atingidos por chuvas intensas nos últimos dias e se colocar à disposição para apoiar as ações de resposta e de atendimento à população afetada.
(*) Com informações do MIDR