No segundo dia do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado nesta sexta-feira (24/03), o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que Manaus é uma das prioridades para prevenção às áreas de risco da Secretaria de Territórios Periféricos, uma das secretarias do Ministério das Cidades que cuida do tema.
Jader lamentou a tragédia ocorrida em Manaus, em que o desmoronamento de um barranco matou oito pessoas no dia 12 de março. “Isso é um fato que precisar se encerrar no país. É uma determinação que o presidente tem nos dado e nós vamos trabalhar para que as encostas e essas áreas de risco possam ser mitigadas pelo país”, afirmou.
Questionado sobre as medidas do governo federal em relação às famílias que moram em áreas de risco em Manaus, o ministro disse o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, em reunião com o prefeito de Manaus, David Almeida, acertaram ações de emergenciais para as famílias atingidas pelo deslizamento recebam suas casas.
‘Minha Casa, Minha Vida’
Jader Filho disse, ainda, que o programa do governo federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ está aberto para que os municípios e as companhias habitacionais dos estados possam dar entrada no programa com projetos.
Segundo o ministro, os projetos serão analisados pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal para atender regiões onde há maior necessidade de habitações.
“Esses projetos serão analisados pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal para que a gente possa a partir do mapa onde mais necessita de habitações. É a partir desse estudo entre os projetos que nós vamos recepcionar e o déficit habitacional pelo Estado e pelas cidades do Brasil, é assim que nós vamos determinar”, disse o ministro.