Manaus,8 de outubro de 2024

Vereadores definem nomes para CPI da Águas de Manaus

Por unanimidade, os membros da CPI das Águas de Manaus, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), definiram que a vice-presidência da comissão ficará com William Alemão (Cidadania) e a relatoria com Rodrigo Guedes (Podemos). A primeira reunião sob o comando do presidente Diego Afonso (União Brasil) foi realizada nesta segunda-feira (20/03). O presidente da Casa Legislativa, Caio André (PSC), também participou da reunião.

Além dos cargos da presidência e relatoria, os parlamentares Rosivaldo Cordovil (PSDB), Ivo Neto (Patriota), Everton Assis (União Brasil) e Marcelo Serafim (PSB) são membros titulares da comissão.

Outro tópico abordado foi o dia e o horário em que as sessões da Comissão devem ocorrer no Parlamento Municipal. Ficou definido que as reuniões serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, às 13h30.

Conforme o calendário aprovado, as atividades da CPI irão até o 30 de maio, com 30 reuniões, conforme estipulado no Regimento Interno da Casa Legislativa. A presidência e a relatoria da CPI devem definir se estenderão o prazo por mais 15 dias.

O objetivo da CPI é vistoriar o trabalho executado pela concessionária, além de reajustes feitos pela empresa. Ela poderá determinar as diligências que julgar necessárias, ouvir depoimentos de indiciados, inquirir testemunhas, requisitar informações e documentos e requerer audiência de vereadores e autoridades. Indiciados e testemunhas serão intimados de acordo com as prescrições estabelecidas na legislação penal.

Em seu discurso, Caio André frisou sua confiança no trabalho da CPI das Águas de Manaus, além de dizer que a comissão deve cumprir um anseio da população manauara como a redução da taxa de esgoto.

O presidente da CMM disse esperar que, ao final deste processo, a concessionária desenvolva um relatório com metas e trabalhos a serem cumpridos.

Share