Um deslizamento de terra atingiu casas no Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, e deixou oito mortos, na noite deste domingo (12/03). As vítimas são quatro adultos e quatro crianças, segundo o Corpo de Bombeiros. Nove casas foram atingidas.
O deslizamento foi causado pela forte chuva que atingiu a capital. Também foram registrados alagamentos e outros deslizamentos de terra. Inicialmente, as buscam foram realizadas por moradores da área. Há muita lama, o que dificultou o trabalho das equipes.
O governador Wilson Lima segue e o prefeito de Manaus, David Almeida, seguem no local acompanhando as buscas.
Conforme Wilson, mais de 40 homens das forças de segurança pública e da Defesa Civil estão no local.
“São 44 homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de homens da Polícia Militar, psicólogos e assistentes sociais. É um local de difícil acesso, muito complicado chegar com equipamento, mas já estamos com iluminação e vamos trazer mais suporte para auxiliar nas buscas”, disse o governador.
O chefe do Executivo estadual também usou as redes sociais para se manifestar.
De acordo com o prefeito David Almeida, apesar da chuva durante o dia, a Defesa Civil Municipal não recebeu nenhum acionamento o local.
“Foram 110 chamadas durante o domingo, mas nenhuma foi desse ponto. Segundo relato dos moradores, não teve ocorrência pela parte da tarde. A informação é que o acúmulo de lixo, com o grande volume de água, acabou causando essa tragédia”, afirmou.
Em nota, o Governo do Amazonas disse que os hospitais da rede estadual de Saúde estão de prontidão para o atendimento de feridos.
Já os corpos devem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). Por conta da quantidade, eles foram alocados em carros do IML e também em veículos do Corpo de Bombeiros.