O deputado estadual João Luiz (Republicanos) propôs nessa quarta-feira (1º/03), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um novo requerimento para que o Governo do Estado instale grades de proteção na ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro). O republicano também sugeriu que seja realizado um requerimento coletivo dos parlamentares para evitar acidentes no local.
“A informação que eu tive é que precisamos de uma autorização do arquiteto responsável pelo projeto da ponte para a colocação dessas grades de proteção, mas a ponte está dentro da jurisdição do estado, que precisa tomar as providências”, disse o deputado João Luiz.
Em entrevista o parlamentar declarou que prefere que a ponte Phelippe Daou, também chamada de ponte Rio Negro precisa se adequar à nova realidade que a capital enfrenta. Atualmente, a ponte enfrenta certa quantidade de pessoas tirando a vida no local.
“A ponte Rio Negro é muito bela, muito bem arquitetada, porém no inicio da arquitetura não visualizaram essa problemática. Nós tivemos ai nos anos passados o boom da pandemia, que deixou todas as suas sequelas em toda sociedade. Nós precisamos ir nos adequando, hoje a ponte Rio Negro precisa se adequar a realidade e qual é a realidade? é o índice de muitas pessoas tirando suas vidas ali ”, declarou o parlamentar em entrevista ao Comun.
Indicação
O deputado João Luiz já tinha indicado ao governo o requerimento 5.026/2019 para a instalar grades de proteção na Ponte Jornalista Phelippe Daou, com o objetivo de reduzir o número de tentativas de suicídio e acidentes no local.
Ações
Em 2019 e 2022, por meio da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado João Luiz realizou também o “Basta Autolesão, Depressão e Suicídio”, na Ponte Jornalista Phellippe Daou.