Manaus,24 de novembro de 2024

Trecho da Djalma Batista será interditado para obras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anunciou, nesta segunda-feira (13/2), o início das obras em trecho desnivelado sobre o igarapé do Bindá, na avenida Djalma Batista, logo após o cruzamento com a avenida Pedro Teixeira, sentido Centro.

A área será interditada na manhã de quarta-feira (15/2), pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Rotas alternativas são apresentadas ao tráfego de veículos.

A via será escavada em aproximadamente 8 metros de profundidade. Os antigos tubos de ferro serão retirados e substituídos por duas novas linhas de tubulação, cuja extensão será de 30 metros cada. O objetivo do projeto é dar a vazão necessária às águas do igarapé e evitar novos transtornos.

Trânsito

Veículos oriundos da zona Oeste (Desembargador João Machado) ou zona Norte (Torquato Tapajós), em direção ao Centro, podem acessar a avenida Constantino Nery, ou seguir na avenida Djalma Batista, acessando o viaduto Ayrton Senna e seguir na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Os veículos que trafegam na Djalma Batista, sentido Centro/bairro, em direção às zonas Centro-Sul, Norte ou Oeste, podem fazer a conversão à direita na rua Jorge Veiga (dentro do Eldorado) e segue até a rotatória do Eldorado, realizar a conversão à esquerda e seguir na Mário Ypiranga em direção à avenida Torquato Tapajós.

O IMMU informa que os motoristas podem seguir outras rotas como opção de desvios. Quem circula no sentido bairro/Centro, oriundo das zonas Oeste e Centro-Oeste, pode seguir pela avenida Brasil, avenida Álvaro Maia ou ainda pela rua 5 de Setembro, no bairro São Raimundo.

Já os motoristas que estão na avenida Djalma Batista ou na área central podem seguir pelas avenidas Darcy Vargas, depois Efigênio Salles e seguir para as zonas Norte e Leste. Os condutores que estão na avenida Maceió podem seguir pelas avenidas Constantino Nery, avenida São Jorge ou pela Mário Ypiranga.

Uma força-tarefa foi montada para conceder o apoio necessário para que as equipes de obras da Seminf realizem os trabalhos. Aproximadamente 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão posicionados diariamente, para que façam os desvios e prestem orientações aos motoristas.

Transportes

As linhas 213, A402, A407, 654, no sentido bairro/Centro seguem normal a avenida Djalma Batista, depois acessam a avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e seguem normalmente o itinerário.

A linha 652 segue normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery e segue normalmente o restante do itinerário.

As linhas 675, 678 vão seguir normalmente do bairro até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Jacira Reis, rua Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna normalmente para o itinerário da linha.

As linhas, que vão em direção ao Centro, 010, 203,205, 207, 209, 213, 214, 223, 227, 515, 350, 357,440, 443, 452, vão seguir normal até avenida Mário Ypiranga, depois irão acessar a rua Dona Balbina Cordeiro (dentro do Eldorado), avenida Djalma Batista e segue normalmente o itinerário.

As linhas 203, 205,207, 209,212, 217, 515, 350, 357, 440, 443,452, vão seguir até avenida Djalma Batista,  rua Jorge Veiga, avenida Mario Ypiranga, e seguirão para o bairro no itinerário normal.

As linhas 010, 207, 214, 215, 225, 227, no sentido bairro/Centro, seguem normal até a avenida Djalma Batista, avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e depois seguem para o Centro normalmente.

As linhas 118 e 540 vão seguir normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Constantino Nery e seguem o itinerário normal das linhas.

Histórico

A via registrou um afundamento na pista e passou por reparos emergenciais no primeiro fim de semana de fevereiro. No domingo, 5/2, as equipes realizaram obra paliativa com o intuito de dar vazão ao trânsito intenso da via, que é um dos principais corredores viários da cidade.

Um buraco abriu na via devido à forte chuva e subida do leito do igarapé do Bindá. A tubulação antiga, já desgastada, não suportou o volume de água do igarapé, o que ocasionou fuga de material e, consequentemente, a formação do buraco.

“A antiga rede de drenagem de mais de 25 anos rompeu. O estudo técnico da Seminf sinalizou para a implantação de duas novas linhas de drenagem, que proporcionarão a segurança necessária ao fluxo intenso da via. Para a execução da obra, precisaremos isolar a área com o suporte do IMMU”, explicou Renato Junior.

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