A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), os Tribunais de Justiça e de Contas do Amazonas emitiram nota nesta domingo (12/02) lamentando a morte do ex-governador do Estado, Amazonino Mendes. O falecimento foi anunciado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o político estava internado desde dezembro. Ainda não há informações sobre o velório o político.
Em nome dos 24 deputados estaduais, a Aleam divulgou uma nota afirmando: “Amazonino Mendes entra hoje, definitivamente, para o rol dos homens públicos que deixaram grandes feitos para o Amazonas”.
Câmara
Já a CMM, por meio do presidente da Casa, vereador Caio André, emitiu nota afirmando: “O Amazonas se despede de um dos homens mais importantes da política amazonense, e que teve imensurável contribuição e relevância no cenário político do país”.
TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, em nome do colegiado do TCE e de todos os servidores da Corte de Contas, afirmou que lamenta, com profundo pesar, a morte do ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes. “Ele deixa seu legado na história ao, entre outros, idealizar, executar e inaugurar vários hospitais em Manaus e no interior do Amazonas, concretizar intervenções viárias que contribuíram para mobilidade urbana em Manaus e ser o fundador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).Neste momento de dor, os servidores e membros do TCE-AM se solidarizam com a família e os amigos do ex-governador Amazonino Mendes“.
TJAM
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Nélia Caminha também se pronunciou em nome do tribunal: “Esta Corte de Justiça Estadual se solidariza com familiares e amigos do ex-governador, um dos políticos de maior relevância da história contemporânea do Amazonas, que esteve à frente do comando do Estado por quatro vezes, foi prefeito da capital por três vezes e representou os amazonenses no Parlamento Federal, como senador, com uma extensa trajetória de serviços prestados em prol do desenvolvimento da região”.