Manaus,24 de setembro de 2024

Yanomamis: Débora Menezes ignora indícios de omissão e sai em defesa de Bolsonaro

Em meio à crise humanitária com os Yanomamis e ignorando todos os indícios de omissão do governo Bolsonaro com essa população, a Deputada Estadual Débora Menezes (PL) saiu em defesa do ex-presidente e compartilhou em seu perfil nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (31/1), uma notícia com a declaração do deputado Venezuelano Romel Guzamana alegando que os indígenas desnutridos são do estado de Bolivar, na Venezuela, e não do Brasil.

“A esquerda tenta emplacar tais narrativas contra o Governo Bolsonaro que muito trabalhou em favor dos indígenas no brasil. Chega de mentiras!”, afirmou sem citar quais ações do ex-presidente de fato beneficiaram esse público.

Na última segunda-feira (30/1), o MPF (Ministério Público Federal) informou que irá instaurar um inquérito para apurar se houve omissão do Estado brasileiro na crise humanitária e sanitária que assola os yanomamis. Em nota publicada no mesmo dia, a Procuradoria da República em Roraima afirmou que há evidências de falta de assistência à saúde e de enfrentamento a invasões, segundo apurações já em curso no órgão.

Comentários

Após a publicação, vários internautas rebateram as declarações da deputada. “Vai Ver os garimpos e os rios contaminados vieram por teletransporte lá da Venezuela também”, ironizou um seguidor. “Cuidado deputada, não caia nas armadilhas negacionistas”, alertou outro.

Um internauta resumiu: “Pouco importa de onde vieram, são vidas, e precisam ser cuidadas”. “Senhora deputada que nasceu em São Paulo e não conhece o Amazonas, vá para as terras Yanomami primeiro, nem a região você conhece e ainda lança informações falsas. Deveria ter lei para inibir isso”, declarou outra seguidora nos comentários da postagem.

Share