Segundo o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 154.241 pessoas no Amazonas declararam ter algum grau de deficiência auditiva. Visando parte desse público na capital amazonense, o vereador Bessa (SD) encaminhou indicação à Prefeitura de Manaus, na manhã de terça-feira (21), para a criação de uma escola bilíngue na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
A proposta tem como objetivo contribuir na política municipal de educação para surdos, rumo ao desenvolvimento de cidadãos cada vez mais autônomos e protagonistas.
Para o vereador, a implantação da escola bilíngue será de grande importância para as pessoas com deficiência, principalmente na retomada dos processos de socialização e educação mais rápidos.
“Conversando com os amigos da Associação dos Surdos de Manaus (Asman), pude perceber o quão longa é a luta pela difusão e implemento da Língua Brasileira de Sinais em escolas públicas. Além disso, um dado importante que vale a pena ressaltar é que os deficientes auditivos, em grande parte, não sabe ler e escrever na língua portuguesa”, destacou Bessa.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário