Os deputados federais Silas Câmara (Republicanos) e Átila Lins (PSD) foram os parlamentares da bancada do Amazonas mais ausentes na Câmara Federal nos últimos quatro anos. Veteranos na Casa e na política, os parlamentares vão encerrar o atual mandato no próximo dia 31 de janeiro com um montante de mais de 130 faltas.
De acordo com dados do Congresso em Foco, Silas Câmara acumulou 73 faltas nesta legislatura e 21 delas nem se quer foram justificadas. As ausências são equivalentes a mais de dois meses de faltas.
O ano que o deputado mais faltou foi 2022, onde esteve presente em 75 das 110 sessões plenárias, o que representa 68,18% de assiduidade. Além disso, das 35 sessões que Silas Câmara faltou no último ano, apenas seis delas foram justificadas.
Ranking
Átilas Lins, por sua vez, acumulou 63 ausências na atual legislatura, ocupando o segundo lugar e não justificou 27 delas. Assim como Silas, o ano que Átila mais faltou foi 2022.
O deputado esteve presente em 87 sessões no último ano, o que corresponde a 79,09% do total, e faltou 23 sessões. Contudo, o parlamentar justificou apenas quatro ausências na Casa.
Ainda no ranking de ausências dos deputados, Bosco Saraiva (Solidariedade) foi o terceiro deputado mais ausente da bancada do Amazonas. Bosco acumulou 56 faltas nos últimos quatro anos.
Deputados veteranos
Tanto Silas como Átila foram reeleitos nas últimas eleições e são os deputados com mais mandatos na bancada do Amazonas. Átila Lins é, inclusive, o deputado eleito mais antigo da Câmara dos Deputados. Ele assumiu o primeiro mandato em 1991.
Já Silas Câmara tem 23 anos no Congresso e caminha para o seu sétimo mandato em 2023. No último ano, o deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pagar uma multa de R$ 242 mil pela prática de “rachadinha”.