Senadores amazonenses repudiaram as invasões promovidas por bolsonaristas radicais nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF), nesse domingo (8/01). O Senador Eduardo Braga (MDB) assinou, na manhã desta segunda-feira (9/01), a assinaturas de uma CPI que deve apurar e responsabilizar financiadores e autores dos atos antidemocráticos.
“Acho que nós precisamos investigar e precisamos culpar e punir aqueles que financiaram, organizaram, planejaram e aqueles que realizaram os atos de vandalismo”, declarou Braga.
O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da bancada amazonense no Congresso Nacional, escreveu em sua conta no Twitter: “Tristes cenas da falta de respeito à democracia ocorrem agora em Brasília. Radicais estão depredando o patrimônio público, invadindo o Congresso e pedindo golpe. Esses atos resultados da imprudência de um líder sem responsabilidade e sem integridade. E que contam com o financiamento e incentivo de parlamentares e autoridades”.
O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou, também no Twitter, que atos de violência e vandalismo devem ser repudiados e reafirma a pressa em responsabilizar autores de crimes durante atos. “Atos violentos merecem sim, repúdio de todos. Outra coisa é a pressa em apontar culpados quando as coisas fogem do controle. Uma guerra só vale a pena se for pra manter uma Paz duradoura. A guerra continua porque estão procurando os culpados no meio da multidão”, declara.