Manaus,23 de novembro de 2024

Pré-candidato João Pedro esclarece briga interna do PT regional, defende Lula e critica atual governo

Equipe Comun

João Pedro (PT), pré-candidato a deputado estadual foi o entrevistado no programa de rádio Fala Caboco e revelou suas propostas, além de falar das brigas internas no PT e defender o governo e reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo ele, seu objetivo é defender a legitimidade da continuidade das ações de Lula e Dilma Rousseff. “Estamos vivendo um momento difícil no Brasil, uma luta política dura, contra o que esse partido representa, contra o seu líder, eu poderia ate ficar em casa, mas as lideranças do PT tem que disponibilizar os nomes. Eu me disponibilizei ao partido para participar desse debate, discutir, defender as nossas ideias, o que o Lula fez, o que a Dilma fez. Então eu sou pré-candidato para defender o que Lula fez e defender o direito do Lula de concorrer às eleições”, disse.

Praciano x Vanessa

Como um dos representantes do PT no Estado, João Pedro esclareceu a briga interna que impedia Vanessa Grazziotin de ser candidata à reeleição pelo partido. “Nós gostaríamos de estar junto com o PCdoB, não tem veto à Vanessa, mas infelizmente os dois lados não se conduziram politicamente, e isso é uma perda política. Nós nunca defendemos isso, pelo contrário, defendemos um palanque único. Outra questão é que vamos votar em dois nomes e porque que o Praciano que tem uma história, é ficha limpa, porque ele não pode ser se são duas vagas? Nós queremos, nós topamos os dois e a Vanessa disse que não, que não  tem condições de eleger os dois, e esse foi o impasse e nós vamos pagar caro por isso, mas nós obedecemos a orientação nacional. Foi duro cortar o Praciano, mas o diretório nacional fez um acordo que envolvia o PSB, PT e PCdoB e assim nós fizemos e estamos com esse quadro sem o Praciano e com a Vanessa. Eu vou votar na Vanessa.”

Propostas

Entre suas propostas estão explorar o potencial da biodiversidade amazônica e educação com escolas de tempo integral, “eu quero estudar não só a Amazônia brasileira, tem Amazônia nas três Guianas, isso é um bioma. E não pode ter escolas só em Manaus, mas para o povo do Purus, do Madeira, do baixo Solimões. Então o meu foco vai ser muito na educação”.

Diminuir o índice de desemprego também é considerado uma prioridade: “Oferecer as condições para a juventude estudar. No Amazonas em 2003 tinham três escolas técnicas, quando a filma saiu em 16, nós tínhamos 16 escolas técnicas no Estado. Precisamos construir mais, a juventude precisa de espaços para o conhecimento”, explicou.

Crítica

Ao ser questionado sobre sua posição, caso eleito, para melhorar a segurança no Estado, João Pedro criticou os feitos do atual governo e defendeu mais investimento na classe policial.  “Como é que um cabra lá de Nova York vai dar pitaco aqui? Como se faz segurança se não tem uma lancha, um rabeta? Um interior sem internet, precisamos fazer o dever de casa, fazer concurso, pagar bem o policial, ter vigilância na fronteira, aumentar o efetivo da policia federal, equipar a policia militar para esse pessoal enfrentar essas organizações violentas”.

Outra crítica ficou por conta de toda a articulação política do Amazonas voltada para Zona Franca de Manaus em detrimento do investimento do interior “Nós precisamos organizar, aqui tem a maior várzea, a gente esquece que a gente poderia ter produção. Falta decisão política, falta crédito porque nos temos água, lagos, igarapés, gente pra trabalhar. Tem grana, tem orçamento, falta gestão”.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *