A cobertura da vacinação contra a poliomielite está em 75% da população vacinável de Manaus, mas a recomendação do Ministério da Saúde é que ela alcance pelo menos 95% das crianças em idade de imunização – menores de 5 anos. Esse quadro favorece o reaparecimento da doença, também chamada de paralisia infantil, e está preocupando as autoridades sanitárias municipais.
A Secretaria Municipal de Saúde convocou para esta quarta (14/12), uma conferência para discutir o cenário de risco para reintrodução da doença na capital.
Segundo a secretária Shádia Fraxe, o recuo na vacinação não é um fenômeno isolado de Manaus e acontece no mundo inteiro, desde 2015 e, apesar da baixa cobertura, 2022 ainda teve índices melhores que em 2021. “Em alguns países, já até confirmaram a reintrodução do vírus”, alertou ela. “Até por volta de 2015, a meta de 95% era alcançada com sucesso anualmente, mas desde então o índice vem caindo no País, o que deixa nossas crianças cada vez mais vulneráveis à doença”, contou.
O assunto será apresentado pelo médico Wagner de Souza e a enfermeira Eliane Fernandes, ambos da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Semsa, e a enfermeira Diana Felício, coordenadora estadual da Poliomielite do Estado do Amazonas. A webconferência é voltada aos servidores da rede municipal de saúde, mas também poderá ser acessada pelo público em geral por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.