Manaus,23 de novembro de 2024

Amom formaliza denúncia de desvio do ‘Cotão’ para custear fake news

O vereador Amom Mandel (Cidadania) oficializou, nesta segunda-feira (07/11), na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMMM), a denúncia de desvio de dinheiro público da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “Cotão”, por parte do vereador Rodrigo Guedes (Republicanos).

A Comissão, presidida pela vereadora Glória Carrate (PL), se comprometeu a analisar os documentos que embasaram a denúncia, com celeridade e imparcialidade. “Não é apenas uma acusação, mas uma evidência que deve ser apurada. Na minha opinião, nós temos elementos suficientes que configuram uma possível quebra de decoro. A própria acusação leviana trazida pelo vereador contra mim, como uma tentativa de criar uma cortina de fumaça, também é uma quebra de decoro”, argumentou Amom.

Entenda o caso 

Segundo dados obtidos na justiça eleitoral, Laryssa da Silva Pinheiro Brasil, que recebeu mais de R$ 50 mil da Câmara Municipal de Manaus (CMM) por meio de duas empresas diferentes, é responsável, pelo perfil “@agora.manaus.am”, condenado pela publicação de conteúdo difamatório e calunioso nas decisões consultadas. O dinheiro foi destinado pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), por meio do “Cotão”. Laryssa tem ligação com outras empresas que também foram pagas pelo vereador para prestar o mesmo serviço. Ao todo, mais de R$ 80 mil foram pagos com dinheiro público para as empresas. A revelação dos mantenedores do perfil falso foi revelada numa ação judicial movida pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil).

 

Share