Manaus,23 de novembro de 2024

Pelo menos 7 presidenciáveis devem ter menos de 15s na TV

Nas eleições presidenciais de 2018, sete candidatos contarão com um tempo inferior a 15 segundos para apresentar suas propostas na TV, são eles: Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC) e João Amoêdo (Novo).

O tempo de TV se deve ao maior número de partidos que compõem a coligação, unificando o tempo de cada um. Até maio de 2014, a legislação determinava que um terço do horário eleitoral fosse dividido igualmente entre todos os candidatos a cargos executivos das legendas menores. Os outros dois terços eram divididos de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações na Câmara dos Deputados.

Com a minirreforma eleitoral aprovada no final de 2013 no Congresso, apenas 10% do tempo poderá ser dividido igualmente entre os candidatos. Os outros 90% são rateados proporcionalmente ao número de deputados eleitos.

Debates

De acordo com as novas regras, após a reforma, as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos de partidos que tenham pelo menos cinco parlamentares (senadores e deputados) para participar dos debates políticos que antecedem as eleições. Antes, a regra falava em bancadas na Câmara com pelo menos nove deputados, não contando senadores.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *