Uma casa com o muro pintado com a imagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no bairro Redenção, em Manaus, foi alvejada com pelo menos oito tiros, na madrugada desta quarta-feira (02/11). O atentado foi registrado por uma câmera de segurança. A residência é do bancário e artista plástico José Claudio Ramos Pontes, de 56 anos, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). A pintura do muro tem o rosto de Lula e os dizeres: “Lula já é presidente” e “Em 2023 a picanha vai voltar”.
De acordo com as imagens, uma caminhonete passa pelo local, por volta de 4h40, quando os disparos atingem o muro. O local é conhecido em Manaus e há mais de quatro anos tem pinturas associadas a Lula.
O atentado ocorreu em meio a protestos pró-Bolsonaro em vários pontos do país, que contestam o resultado das urnas e pedem intervenção militar. Em Manaus, a manifestação ocorreu em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), onde os participantes começaram a se reunir ainda nas primeiras horas da manhã.