Manaus,7 de novembro de 2024

Parlamentares do AM estão entre eleitos que já foram investigados por crimes

Dois deputados federais do Amazonas eleitos pela primeira vez para compor a Câmara dos Deputados, em Brasília, estão na lista de parlamentares de primeira viagem que são alvos de processos ou investigações. No total, dos 202 eleitos em todo o Brasil, 80 parlamentares estreantes já foram investigados ou são suspeitos de crimes como calúnia, mau uso de recursos públicos, estelionato e até homicídio.

O ex-prefeito de Coari e agora deputado federal eleito Adail Filho (Republicanos) foi preso em 2019 em uma operação que investigava suspeitas de cobrança de propina para a quitação de débitos com a prefeitura de até 30% para fornecedores que não recebiam. À época, o Ministério Público afirmou que houve desvio de mais de R$ 100 milhões, em dois anos, por suposta organização criminosa comandada por Adail. Pelo menos até julho deste ano, tramitavam processos sigilosos envolvendo Adail que tratavam de suspeitas de formar organização criminosa para emprego irregular de verbas públicas e de peculato. Os processos foram arquivados.

Já o deputado Saullo Vianna (União Brasil) chegou a ser preso em 2018, em uma operação policial. Ele foi alvo de inquérito sob suspeita de estelionato. Apesar de ter sido alvo das investigações, a assessoria de comunicação do deputado informou que o processo foi arquivado antes do deputado ter sido denunciado na condução.

Share