Manaus,22 de novembro de 2024

David Reis articula “manobra” para não deixar presidência da CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), está em articulação para modificar o artigo 17 do Regimento Interno da Casa e se manter mais dois anos no comando da Casa. Caso se configure como proposta, a empreitada precisaria, ainda, do aval de pelo menos 28 vereadores e do prefeito David Almeida (Avante).

Nos corredores da CCM, a informação é de que há uma lista com o nome e assinaturas dos vereadores favoráveis, com, pelo menos, 15 assinaturas. Para que o documento inicie sua tramitação são necessários 14 apoios.

Na sessão da última segunda-feira (10), o vereador Bessa (Solidariedade) chegou a levar o assunto para a tribuna. O trecho onde ele faz a denúncia, inclusive, já não pode ser acessado pelo Youtube da CMM, que ficou fora do ar por 30 minutos justamente neste período. Além de Bessa, outros parlamentares já se manifestaram contrários à mudança do Regimento Interno, são eles: os vereadores Caio André (PSC), William Alemão (Cidadania), Peixoto (Pros), Diego Afonso (União Brasil), Everton Assis (União Brasil), Raiff Matos (DC) e Capitão Carpê (Republicanos).

Regimento Interno

O artigo 17 do Regimento Interno da CMM proíbe a reeleição do presidente da CMM na mesma legislatura. Confira o trecho na íntegra:

“À Mesa Diretora da Câmara, composta de Presidência, Secretaria, Corregedoria e Ouvidoria-Geral, constituindo-se a primeira de Presidente e três Vice-Presidentes, a segunda de Secretário-Geral e três Secretários e, a terceira, de um Corregedor e de um Ouvidor-Geral, com mandato de dois anos, vedada a reeleição para o mesmo cargo em eleição imediatamente subsequente”.

David Reis

Por meio de nota, a comunicação do vereador David Reis informou que ele não irá se pronunciar sobre o assunto, classificando como “apenas opiniões e rumores”.

“Não existe nada a respeito. E o que se soube nos últimos dias, foram boatos, opiniões a respeito, mas nada baseado em fato concreto, e, por esse motivo, a presidência da Casa não se manifestará. O que existe de real é que o vereador David Reis é presidente da Câmara até dezembro próximo”, aponta a nota.

Share