São viaturas, munições, computadores, roupas de combate a incêndios e maletas para coleta de impressões digitais em locais de crime
Mais de R$ 6,2 milhões em novos equipamentos para a Segurança Pública do estado foram entregues, nesta quinta-feira (30/06), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. São 46 viaturas policiais, munições e radiocomunicadores, para emprego no trabalho operacional das polícias, além de mais de 400 microcomputadores para modernização do parque informático de delegacias de Polícia Civil e unidades da Polícia Militar.
Entre os equipamentos, estão 54 maletas com tecnologia para coleta de impressões digitais em locais de crime por agentes do Departamento de Polícia Técnico Científica. Para o Corpo de Bombeiros, houve a entrega de 14 roupas de aproximação, que é utilizada pelos combatentes nas ações de contenção de incêndios.
Foram entregues 46 viaturas para as forças de segurança do estado, sendo que 30, provenientes de contratos da SSP-AM e PMAM, serão destinadas para a própria Polícia Militar e, outras 14 viaturas fazem parte de uma doação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Outro item importante são as munições. Serão distribuídas para as forças policiais mais de 36 mil munições calibre .40. A lista incluis, também, rações operacionais de combate, emergência e adestramento destinada aos agentes de segurança nas ações policiais no interior do estado, em especial, a Base Fluvial Arpão e a operação Hórus, do programa Vigia, que reforça o policiamento nas regiões de fronteira.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os novos equipamentos atendem às necessidades operacionais e de modernização do sistema de segurança, além de subsidiarem à implantação de novos projetos, como a nova base fluvial de combate ao tráfico de drogas. Semelhante à base Arpão, que fechou o cerco ao narcotráfico e à pirataria no rio Solimões, nas proximidades de Coari, a nova unidade ainda não foi batizada e vai ser instalada em outro grande rio amazonense.
Estimado em R$ 3,2 milhões, o projeto de implantação da nova base deve ser licitado na próxima semana.
O pacote de entregas da segurança engloba recursos do governo estadual, provenientes de empréstimo com o Banco do Brasil, do Fundo Estadual de Segurança Pública, emenda do deputado Péricles, além de doações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).