Após a votação favorável à Zona Franca de Manaus, que revoga o decreto que reduz de 20% para 4% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a produção de xaropes usados na fabricação de refrigerantes, na terça-feira (10), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) publicou um vídeo em suas redes sociais ao lado de Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) e de Renan Calheiros (MDB) no qual aparece ainda no plenário, comemorando a decisão.
“A luta continua, mas conseguimos uma vitória importante no senado da República” disse Braga. Em seguida, Omar “queremos agradecer todos os senadores que nos ajudaram, não foi só o Amazonas. Senadores do Nordeste, do Sul, do Sudeste, Centro-Oeste, muito obrigado, compreenderam a nossa luta” disse.
“Foi uma vitória muito grande para o presidente Michel Temer aprender que ele não mexe na calada da noite com um modelo de desenvolvimento regional como a ZFM”.
Quem também aparece no vídeo é Renan Calheiros, com palavras de incentivo: “O senado nunca deixou a ZFM de Manaus, o Senado que pode é solidário com a turma”, Cristovão Buarque (PPS), afirmando que a Amazônia é um patrimônio de todos os brasileiros, “quero dizer que a Amazônia é de todos nós e nenhum de nós tem direito de votar qualquer coisa contra ela”, finalizou.
O governo alega que o incentivo foi reduzido em nome do equilíbrio fiscal e que o decreto corrigiu uma distorção: a carga sobre o insumo (20%) era maior do que sobre o produto final (4%). Essa diferença existente antes do decreto gerava créditos na apuração do IPI pelas indústrias de refrigerantes.
Deixe um comentário