“A vacina foi extremamente importante. Se não tivéssemos a vacina hoje, não estaríamos voltando para a sala de aula com segurança”. Assim a estudante Franciane Barroso, 18, da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. José Milton Bandeira, descreve a sensação ao retornar às aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino. O ano letivo iniciou no dia 14 de fevereiro, com professores e alunos vacinados contra a Covid-19.
“Para nós, alunos finalistas da 3ª série, é bom retornar para sala de aula nos sentindo protegidos, porque de forma presencial nós conseguimos entender melhor cada conteúdo que é passado, principalmente para nós que vamos prestar vestibular no final do ano”, enfatiza a estudante, que tem o sonho de cursar medicina veterinária.
No ano letivo de 2022, a rede estadual de educação atende mais de 424 mil estudantes, em 605 escolas espalhadas em todo o Amazonas. As unidades de ensino foram preparadas para receber os estudantes, com pias para lavagem das mãos, dispensadores de sabonete líquido e álcool, além de material de sinalização sobre o uso de máscaras e os cuidados com o compartilhamento de itens pessoais.
De acordo com o professor de química, Ayrton Lucas, 27, o retorno às aulas era envolto em muita expectativa, após um longo período ensinando de maneira remota. “Eu me sinto muito feliz ao voltar para a sala de aula porque, embora nós usássemos as ferramentas digitais ao nosso favor, nada se compara a aula presencial, a você ver no olho do aluno que ele realmente aprendeu”, pontuou o docente.