Manaus,24 de novembro de 2024

CPI da Pandemia é premiada por sua atuação em defesa da saúde pública

Honraria concedida por servidores da Fiocruz reconhece trabalho da CPI em favor das vítimas da Covid-19

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia recebeu o prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania pelo trabalho desenvolvido nos seis meses de investigação e audiências que buscam por justiça às mais de 620 mil vidas perdidas pela Covid-19 no Brasil. O senador e presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), agradeceu o reconhecimento dado pelo Sindicato Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN), em especial à contribuição das senadoras.

Criado pelo sindicato em 2004, o Prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania tem por objetivo valorizar ações da sociedade que visem a garantia dos direitos e bem-estar social. De acordo com nota divulgada pela ASFOC-SN, a CPI da Pandemia foi selecionada pela sua atuação em defesa da saúde pública, principalmente durante o período em que o País enfrenta um momento delicado.

Mesmo sem participar presencialmente da cerimônia, o senador Omar Aziz enviou uma carta agradecendo a homenagem e lembrou das vítimas da pandemia. Para ele, não se pode encarar as mortes apenas como números, mas sim como pessoas comuns, que lutaram pela oportunidade de poder se vacinar.

“A Fiocruz teve um papel fundamental neste processo. O que, para mim, pessoalmente engrandece ainda mais esta premiação. Temos um desafio pela frente que é não repetir os erros desta pandemia. Apresentei uma proposta durante a CPI para que cada parlamentar do Congresso Nacional possa destinar uma parcela das suas emendas impositivas a instituições como a Fiocruz e o Butantã”, destaca Omar Aziz.

Share