Manaus,19 de novembro de 2024

Prefeitura de Manaus apresenta estudo que aponta causas que levam homens a buscarem serviços de saúde

Com o objetivo de investigar os motivos que levam os homens a buscarem os serviços de saúde da rede de atenção primária da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus divulgou os resultados de um levantamento que apresenta elementos animadores, fornecidos pelo sistema e-SUS APS, com as 15 principais causas que estimularam a busca por atendimentos.

Os dados extraídos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) demonstram que o trabalho desenvolvido em prol da saúde do homem está conseguindo avançar no objetivo de estimulá-los ao autocuidado.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que o relatório reúne informações essenciais a respeito da saúde do homem, que permitem a compreensão da realidade masculina em seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

“Estamos alinhados com a Política Nacional de Saúde do Homem, que se baseia na promoção de ações de saúde com o objetivo de aumentar sua expectativa de vida, focando na redução da mortalidade e também na qualidade de vida. Na prática, em nossas unidades trabalhamos na sensibilização desse segmento para que os agravos e danos à saúde sejam evitados. E esses dados vão permitir que nossos serviços na ponta melhorem cada vez mais”, assinalou.

O estudo compreende os anos de 2019, 2020 e o período de janeiro a outubro de 2021. Um registro comum a todos os anos avaliados pelo Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar) da Semsa diz respeito ao exame geral, que aparece como principal motivo de busca dos serviços de saúde pelo público masculino. No ano de 2019, foram registrados 14.520 atendimentos, em 2020, foram identificados 16.655. Até o mês de outubro deste ano, foram totalizadas 17.304 solicitações deste exame.

Importante salientar que o exame geral é um item que corresponde ao chamado “check-up”, que permite identificar os níveis de colesterol, glicemia, creatinina e ureia e outros estados, de acordo com a situação apresentada pelo usuário, que é solicitado pelo profissional de saúde quando o paciente não apresenta causa ou queixa específica.

A chefe do Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, Eliny Rocha, afirmou que esse dado indica que os esforços dos profissionais de saúde para sensibilizar o segmento masculino estão começando a dar resultados.

“E isso é todo um trabalho que a prefeitura vem fazendo e que ganhou impulso neste ano com divulgação dos serviços na mídia, em um amplo chamamento para o autocuidado dos homens, chegando bem próximo desse público, para estimulá-los a ir até os nossos serviços. Nós fizemos ainda todo um trabalho de orientação e de prevenção nas salas de espera das nossas unidades e estamos percebendo o aumento da presença masculina nos nossos postos de saúde”, salientou.

Hipertensão

A diretora do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), da Semsa, Sanay Pedrosa, salientou que durante as análises, a hipertensão arterial sistêmica foi um dos agravos presente ao longo dos três anos avaliados, o que reforça os estudos que consideram esta patologia como um fator de risco para doenças cardiovasculares, com prevalência maior no grupo masculino.

Esta condição desponta como o segundo maior motivo de procura pela assistência na rede municipal de saúde. No ano de 2019, a Semsa registrou 10.040 atendimentos; enquanto no ano seguinte, houve um aumento pra 12.995, já nos meses de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 15.211 atendimentos especificamente para essas condições.

Coronavírus

A infecção pelo novo coronavírus aparece como a terceira maior causa de procura pela rede de saúde em 2021, por conta da crise sanitária mundial causada pela Covid-19. Os registros da Semsa apontam para 14.964 atendimentos de usuários com sintomas da doença.

Já no ano de 2019, o terceiro maior índice de atendimentos está relacionado a exames laboratoriais, com um total 5.404 ações, correspondendo a 11% do total de acolhimentos deste ano.

Aprimoramento

A diretora do Dicar informou que esse conjunto de dados é uma base fundamental para o aprimoramento da política de saúde relacionada à população masculina.

“A partir dessa análise, podemos avaliar a implementação de estratégias que possam contemplar as ações de integralidade do atendimento do homem na rede da APS do município de Manaus e aprimorarmos a atenção a esse segmento. São informações estratégicas para a melhoria da qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde”, frisou.

Share