A vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Prefeitura de Manaus, terá 21 pontos de atendimento em toda a cidade, neste sábado, 27/11. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta a quem precisa receber a imunização (primeira, segunda ou dose de reforço), que confira no site do órgão, pelo link https://bit.ly/localvacinacovid19, ou nas redes sociais Instagram (@semsamanaus) e Facebook (Semsa Manaus), os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação.
Até a manhã desta sexta-feira, 26/11, o Vacinômetro municipal registrava 3,100 milhões de doses aplicadas, sendo 1.621.840 primeiras doses, 1.291.504 segundas doses, 26.593 doses únicas e 159.731 doses de reforço. Da população vacinável, a partir de 12 anos de idade, liberada para receber a imunização, 90,82% tomaram a primeira dose, 73,81% estão com o esquema vacinal completo e 8,95% receberam a dose de reforço. O número de pessoas que ainda não tomou a primeira dose estava em 163.983.
Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontam redução no número de pessoas que já passaram dos intervalos para a segunda dose dos imunizantes. Até esta sexta-feira, 335.516 ainda não haviam retornado para concluir o esquema vacinal, sendo 58.066 da CoronaVac, 59.794 da AstraZeneca e 217.656 da Pfizer.
A Semsa sugere a consulta à plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), por meio da qual é possível acompanhar o agendamento para a segunda e terceira doses, uma vez que houve alteração nos intervalos entre doses das vacinas AstraZeneca, que passou a ser de 56 dias, e Pfizer, que teve redução para 21 dias.
Documentos
Os documentos exigidos para receber a primeira dose, no caso dos maiores de 18 anos, são identidade – original, com foto – CPF e um comprovante de residência. Os adolescentes de 12 a 18 anos, além dos documentos, que também podem ser a certidão de nascimento e o Cartão Nacional de Saúde, devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável, maior de 18 anos.
Para tomar a segunda dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação e CPF. Para os adolescentes, é imprescindível a presença de um responsável e a documentação.
A dose de reforço pode ser recebida por quem tem 18 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. Para isso, devem levar o cartão com a comprovação das duas doses, identidade e CPF. Para os imunossuprimidos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço reduz para 28 dias.