Presidente da CPI, Omar Aziz, irá aos órgãos acompanhado de senadores que compõem o Observatório da Pandemia
O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia será entregue aos Ministérios Públicos Estadual (MPAM) e Federal (MPF-AM), pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), na manhã da próxima segunda-feira, 22/11. O documento deve subsidiar os órgãos em investigações relacionadas à gestão da pandemia de Covid-19 no Estado do Amazonas.
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Renan Calheiros (MDB) e Eduardo Braga (MDB) devem acompanhar pessoalmente a entrega do documento, que será recebido pelo procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e pelo procurador-chefe do MPF-AM, Thiago Pinheiro Corrêa. O relatório final, produzido por Calheiros, traz em suas mais de mil páginas as denúncias apuradas nos seis meses de CPI, incluindo o suposto esquema de adulteração de prontuários de pacientes e a subnotificação de casos de Covid-19 às autoridades sanitárias pela operadora Prevent Senior.
O senador Omar Aziz ressalta que a entrega do relatório representa a continuidade do trabalho da CPI da Pandemia e destaca que todos os desdobramentos serão acompanhados pelos senadores que integram a Frente Parlamentar Observatório da Pandemia. “Uma coisa que sempre deixei claro na CPI é que o trabalho dela não acaba só porque não temos mais audiências ou depoimentos. Vamos cobrar os órgãos de fiscalização para que eles levem todas as nossas evidências em consideração e nos ajude a fazer justiça às mais de 600 mil vidas perdidas”, afirma Omar Aziz.
Na segunda-feira, a primeira parada será no MPF-AM, que receberá o relatório às 9h, na sede do órgão, no bairro Chapada, zona centro-sul. Já às 11h, a comitiva segue para a sede do MPAM, onde também irá apresentar o documento aos procuradores da casa.