Nos dois primeiros dias de funcionamento do ponto de vacinação do shopping Manaus Via Norte, localizado no Monte das Oliveiras, zona Norte, a Prefeitura de Manaus atendeu mais de 2,5 mil pessoas, que foram ao local receber a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço. No sábado, 13/11, foram vacinadas 1.319 pessoas e no domingo, 14, 1.305. O centro de compras é o mais novo dos aproximadamente 50 locais de vacinação da campanha municipal de imunização contra a Covid-19 colocados à disposição do público pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, que acompanhou os trabalhos no Via Norte no último domingo, destacou que a diversificação dos locais é uma das estratégias do município para facilitar o acesso das pessoas à vacina, principalmente das que estão em atraso com a segunda dose. “Ainda temos mais de 360 mil pessoas que não voltaram aos postos, para completar seu esquema vacinal, por isso, além de aumentar a quantidade de unidades de saúde por bairros e distritos, estamos buscando novas alternativas de localização e horário, para atender os que ainda não foram se vacinar”, ressaltou.
Outro ponto que acaba de ser incluído na campanha é o shopping Millennium, na zona Centro-Sul. No local, o atendimento ao público começa nesta terça-feira, 16, quando outros pontos, como os estratégicos de grande fluxo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a feira da Manaus Moderna também voltam a vacinar, após o feriado. No Millennium, o atendimento seguirá de segunda a sexta-feira, sempre das 10 às 18h, e nos demais, o horário será o tradicional, das 9h às 16h.
Shádia Fraxe informa que o próximo espaço a oferecer vacina é o shopping São José, na zona Leste. A previsão é que a unidade comece a operar como ponto de vacinação no próximo sábado, 20. “Temos tido muita receptividade da administração desses shoppings e a prefeitura é grata a essas parcerias”, frisou, acrescentando que Manaus acaba de chegar aos 70% da população acima de 12 anos imunizada com duas doses e 90% já com a primeira dose. “Essas são marcas muito importantes e só foram possíveis pela colaboração de todos os parceiros e da população, que vem atendendo ao nosso chamado”.
Nesta segunda-feira, 15, o vacinômetro municipal (https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/), plataforma de registro oficial de informações sobre a vacinação contra a Covid em Manaus, indicava um total de 2.983.989 doses aplicadas, desde que a prefeitura abriu a campanha, em 19 de janeiro deste ano. “Estamos felizes com o resultado, mas ainda temos desafios a vencer, como os atrasos para a segunda dose e as 177 mil pessoas que ainda não foram tomar a primeira dose”, observou a secretária. Segundo ela, será difícil alcançar 100% de adesão da população por questões religiosas ou ideológicas, mas o objetivo da Prefeitura de Manaus é chegar, o máximo possível, além da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Até a próxima quarta-feira, 17, a vacina será oferecida em 51 locais de atendimento e na quinta e na sexta-feira, em 57, incluindo pontos estratégicos como sambódromo, Studio 5 e Sesi, unidades da rede básica de saúde, shoppings e em locais alternativos como a Manaus Moderna, no centro de Manaus. Para consultar a lista completa dos locais, com endereços e horários de funcionamento, o usuário pode acessar o link http://bit.ly/localvacinacovid19 ou as redes sociais da Semsa (@semsamanaus no instagram e Semsa Manaus no facebook). Em todos os locais de vacinação, serão oferecidos os três tipos de dose (D1, D2 e D3).
A secretária também orienta que as pessoas já vacinadas com a primeira dose verifiquem no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), no item “Consultar minhas doses”, se já estão no prazo para receber a segunda dose, que é de 21 dias para a Pfizer, de 28 para a CoronaVac e de 56 para a AstraZeneca. Esses intervalos foram reduzidos recentemente por orientação do Programa Nacional de Imunizações e é possível que a carteira de vacinação indique uma data diferente, baseada nos intervalos anteriores.
Já os que vão receber a dose de reforço devem ficar atentos à data em completaram o esquema vacinal, ou seja, o dia em que tomaram a segunda dose de um dos três imunizantes, que exigem duas doses (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) ou a dose única da fabricante Janssen. Para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde, o intervalo é de cinco meses, e para os imunossuprimidos, de 28 dias.