Manaus,23 de novembro de 2024

Bi Garcia apresenta próximos investimentos para Parintins e não descarta candidatura ao governo do Amazonas

No quarto mandato como prefeito de Parintins, Bi concedeu entrevista em Manaus onde falou sobre ações de infraestrutura, educação e saúde, além do turismo na Ilha Tupinambarana

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), esteve em Brasília nesta semana em busca de de convênios com o Governo Federal para aplicar em obras que vão beneficiar diretamente a população parintinense, como a ligação da comunidade Vila Amazônia com o Estado do Pará. Em Manaus, Bi Garcia concedeu entrevista e falou sobre ações de infraestrutura, educação e saúde, além do turismo na Ilha Tupinambarana, com a ampliação de voos comerciais da companhia Azul Linhas Aéreas.

Questionado sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado do Amazonas, Bi Garcia admitiu o desejo em disputar a eleição, mas ressaltou que uma candidatura é construída e ressaltou ainda ser cedo para discutir o assunto.

“Acredito que essas discussões vão se intensificar mais para maio do ano que vem. Minha prioridade agora é primeiro fazer uma ótima gestão do governo municipal, deixar um legado forte para o povo parintinense, de muitos investimentos, de melhorias nos serviços básicos. Quando eu assumi a gestão da Prefeitura pela primeira vez peguei a cidade com apenas duas escolas. Hoje quadruplicamos este número com escolas de grande porte e vamos construir mais duas. Na zona rural, conseguimos entregar escolas com estrutura. Não existe outra forma de mudar de vida para melhor que não seja pela educação, por isso nosso governo tem esse enfoque”, destaca.

Desde o início do seu mandato, mesmo com a pandemia, a gestão de Bi Garcia não desacelerou o cronograma de trabalhos, entregando no último aniversário da cidade mais de 33 novos equipamentos públicos, como escolas, clínicas, além de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os primeiros do interior do Amazonas.

O prefeito frisou o saldo positivo desses meses intensos de trabalho, que inclui dez escolas na zona rural, 16 sistemas de abastecimento que levaram água encanada para famílias de comunidades no interior de Parintins, uma clínica para recuperar dependentes químicos, além de outras melhorias na infraestrutura e no atendimento de saúde básica da população.

“Vários investimentos realizados foram importantes também ao setor primário: foram abertas e recuperadas várias estradas, além da mecanização e assistência, fazendo com que a cidade hoje consuma uma boa quantidade de produtos que vêm da zona rural de Parintins com o apoio da Prefeitura”, frisa o prefeito.

Novos voos para o turismo
Outro importante anúncio aguardado pela rede de turismo é a ampliação da quantidade de voos da Azul Linhas Aéreas, que recentemente voltou a operar no município. De acordo com Bi Garcia, a companhia aérea solicitou a aprovação para operar com dois voos diários a partir de novembro, com quatro viagens semanais. Já em janeiro, a empresa planeja operar com voos diariamente, conforme pedido realizado ao município.

Com a ampliação, Parintins pode passar a receber mais de 200 passageiros diariamente, trazendo mais turistas não só para o Festival Folclórico, mas também para outras festividades. “Temos um Carnaval muito forte. Trouxemos também o Carnaboi para Parintins, que leva mais de dez mil brincantes. Temos também a festa de Nossa Senhora do Carmo. Mas é importante frisar que já temos o nosso boi fora de época. Atendemos cerca de 25 navios de cruzeiros e recebemos em torno de 20 mil turistas, em uma temporada que geralmente vai de outubro a março. Vamos começar a receber os primeiros navios agora em novembro”, destaca Bi Garcia.

O prefeito lembra ainda a importância de manter vivas manifestações culturais tradicionais, como o Festival de Pastorinha e o Festival de Toadas, eventos impactados pela pandemia. “Parintins é um exemplo para o mundo que a cultura também melhora a qualidade de vida da população. Mas Parintins também precisa de mais hotéis e esse voo da Azul trouxe um boom no turismo, estão surgindo mais estabelecimentos, uma movimentação muito positiva para a economia”, completa o prefeito.

Share