Manaus,9 de outubro de 2024

Governador e ministro do Meio Ambiente lançam campanha contra desmatamento ilegal

Laize Minelli

Cumprindo agenda do calendário  nacional o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, esteve em Manaus nesta quinta-feira (17), na sede do Governo, na Compensa II, para o lançamento no Amazonas da Mobilização Nacional contra o Desmatamento Ilegal.

Recebido pelo governador Amazonino Mendes, o ministro destacou a importância de uma parceria para maior fiscalização. “A Campanha Nacional de combate ao desmatamento ilegal que acontece em todos os biomas, em especial na Amazônia, esta é uma agenda positiva para ação de comando e controle, não só por terra, água e ar, mas para a construção de uma agenda parceira com governos estaduais”.

Duarte também ressaltou a necessidade de apoio àqueles que produzem conforme a legislação, de forma sustentável: “nós queremos separar o joio do trigo, separando os que atuam dentro da legalidade daqueles atos ilegais que atentam contra o meio ambiente. Vamos regularizar o setor florestal para um sistema legal de comercio de madeira na origem para a atividade legal no comercio de madeira  fomentar um novo mercado novo e forte que é a economia da madeira, como fazer com que a floresta traga resultados econômicos além do ecossistêmico”, disse.

Amazonino reforçou a agenda positiva e a possibilidade de planos mais específicos para o Estado. “Tivemos uma visita longa e ele vem com uma visão moderna para avançar o setor no país. Nós da Amazônia temos nossos problemas e tivemos uma conversa muito franca sobre as demandas” disse o governador ao se referir ao setor agrícola.

Plano Nacional

As ações da mobilização nacional terão quatro eixos: aprimorar as medidas de comando e controle que já vêm sendo tomadas pelo governo federal e estados; fortalecer economicamente os municípios que registram maiores taxas de desmatamento ilegal; aprimorar a articulação entre os vários atores governamentais e não governamentais envolvidos com o tema; e melhorar a comunicação por meio de campanhas de sensibilização junto às populações locais.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *