Na manhã desta terça-feira (17/8), o vereador Peixoto (PTC), que é vice-presidente da Comissão Técnica Permanente de Segurança Pública (COMSEGPM), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) expôs durante seu pronunciamento sobre a tomada do Afeganistão pelos Talibãs consolidada na segunda-feira e a situação de caos que a população daquele país enfrenta.
As imagens da catástrofe humanitária que tomou conta de Cabul, capital do Afeganistão, citadas pelo parlamentar viralizaram nas redes sociais. A cena registrada mostra o momento em que uma multidão desesperada, toma a pista do aeroporto, na tentativa de embarcar em uma aeronave da Força Aérea Americana para fugir da nova era Talibã.
“Fomos surpreendidos com cenas trágicas de caos e desespero! Depois de 20 anos, o grupo extremista Talibã, volta ao poder no Afeganistão provocando em todos um sentimento de consternação pelos cidadãos afegãos mortos em cenas que são impossíveis de apagar da memória, alem de uma reflexão sobre Liberdade e Democracia”, disse o parlamentar.
Peixoto também chamou a atenção para a violência contra as mulheres afegãs, uma das grandes preocupações ao redor do mundo, ao destacar a campanha Agosto Lilás no Brasil, criada através do projeto de Lei nº 3.855/20, que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher para criar consciência sobre o fim da violência.
“Neste mês de agosto, aqui no país, falamos do empoderamento feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos fazer uma reflexão com o modo que as mulheres são tratadas lá pelo regime Talibã, um verdadeiro cenário de horror onde elas são proibidas de estudar, trabalhar, são forcadas a casar, muitas as vezes ainda crianças”, salientou Peixoto.
De acordo com a Organização Portas Abertas, o Afeganistão ocupa o segundo lugar na lista de perseguição mundial dos cristãos.
“Eu como brasileiro e que carrego assim como nosso país, os valores judaico-cristãos, repudio esse ato criminoso, que promove o terror e cerceia a liberdade. Peço aos brasileiros que observem o cenário mundial, percebam quem apoia essa catástrofe da humanidade e repudiem a quem compactua com esses valores. Pelas mulheres, pelas crianças, pela liberdade de culto, peço a todos orações e bons pensamentos aos nossos irmãos afegãos que estão sob essa tirania que só destrói o país”, destacou Peixoto.