O ventríloquo Oscarino Farias Varjão, 81, criador do boneco Peteleco, faleceu na noite do domingo (15) em Manaus. Oscarino havia sido diagnosticado com úlcera no estômago e pedra da vesícula e não resistiu a uma parada cardíaca, vindo a falecer no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Oscarino, que dava vida ao famoso personagem Peteleco, considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, será velado no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida 7 de Setembro, 1546, no Centro, a partir das 8h desta segunda-feira (16). O sepultamento será no Cemitério São João Batista, às 16h.
Em nota, divulgada nesta segunda (16), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), lamentou, com profundo pesar, o falecimento do ventríloquo e afirmou que o secretário de Cultura, Denilson Novo, e os demais colaboradores da SEC apresentam as mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos.
Além da nota oficial do governo, vários políticos e pessoas públicas manifestaram pesar pela morte de Oscarino.
O deputado Arthur Bisneto prestou solidariedade ao postar uma foto nas redes sociais e comentar “Seu talento atravessou gerações e permanecerá sempre presente em nossas memórias. Descanse em paz. Minha solidariedade aos amigos e familiares”.
A ex-secretária da Sejel, Janaína Chagas, comentou “Hoje o céu ganha uma estrelinha feliz e cativante”.
Elias Emanuel também lamentou. “Hoje o dia amanheceu mais triste, Oscarino que vida ao personagem Peteleco deixou na noite de ontem seus fãs órfãos”; enquanto o vereador Diego Afonso escreveu “Hoje ele se foi, mas ficara para sempre em nossas lembranças pelo seu talento”.
Deixe um comentário