A ascensão do ex-titular da Seduc, Rossiele Soares, ao cargo de ministro da Educação é determinante para a criação e implantação de uma nova Universidade Federal no Estado do Amazonas, de acordo com o deputado estadual Belarmino Lins (PP).
“Eu tenho certeza de que o doutor Rossiele concluirá o processo burocrático em Brasília e brindará o Amazonas com a nova universidade que deverá se chamar Universidade Federal Pan Amazônica (UFPAN) ou Universidade Federal da Fronteira Norte (UFFN)”, afirma Belarmino.
Em 2008, um Projeto de Lei, criado pelo então deputado Átila Lins, autorizava o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Alto Solimões, como seria chamada inicialmente, com sede em Benjamin Constant, Estado do Amazonas (AM), com estatuto e regimentos próprios.
O projeto, que faz parte de um processo de interiorização do ensino, seria financiados com recursos do Governo Federal.
Como justificativa, a proposta é beneficiar a população da vasta primeira microrregião, que faz divisa com a Colômbia e o Peru, que é integrada também pelos municípios da Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins e Tabatinga. A chamada Universidade do Alto Solimões deverá beneficiar também, de acordo com o projeto, a segunda microrregião constituída pelos municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.
Deixe um comentário