Equipe Comun
A menos de 200 dias das novas eleições, o Ranking dos Políticos, ferramenta que avalia e compara o trabalho dos deputados federais e dos senadores de todo o Brasil, mostra um panorama dos representantes políticos do Estado do Amazonas.
A pontuação é medida por assiduidade, apresentação de projetos de lei, fidelidade partidária, formação acadêmica, na contagem perdem pontos aqueles que extrapolam o teto de gastos, trocam de partido com frequência e são alvos de processos judiciais.
O Amazonas não possui candidatos entre os dez mais bem posicionados. No ranking geral, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) figura na 64ª posição entre os políticos do país e o 1º do estado a aparecer na lista, já na contagem apenas do ano de 2018, ele sobe para a 25ª colocação e permanece como o 1º nome amazonense a aparecer.
Diante dos outros parlamentares do estado o percentual de faltas de Avelino é baixo, ele esteve em 350 das 355 sessões da casa legislativa, com cinco faltas não foram justificadas.
Em seguida a deputada federal Conceição Sampaio (PP) aparece na 119ª colocação. De acordo com os dados do site, ela esteve presente em todas as sessões do plenário, manteve os gastos na média dos parlamentares, mas perde pontos por conta de uma ação civil de improbidade administrativa com dano ao erário.
O Ranking Político também mostra como cada um dos deputados federais e senadores votou nas nas propostas às emendas à Constituição, denúncias, projetos de leis e decretos.
Os representantes do Amazonas na bancada, em Brasília, seguem nessa sequência: Átila Lins (PSD), Omar Aziz (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Gedeão Amorim (PMDB), Eduardo Braga (PMDB), Silas Câmara (PRB). Na linha vermelha com pontos negativos estão Carlos Souza (PSDB), Vanessa Grazziotin (PC do B) e Hissa Abrahão (PDT), os dois últimos possuem 10 processos judiciais cada.
Hissa, que ocupa o ultimo lugar do ranking estadual, esteve em apenas 293 sessões , possui apenas 47 faltas justificadas.
Mudanças
O quadro político de deputados federais sofreu quando os titulares da bancada, Marcos Rotta (PMDB-AM) foi eleito para vice-prefeito de Manaus, Arthur Bisneto (PTB-AM) pediu licença do cargo para voltar a Manaus como chefe da Casa Civil.
Assim, os cargos passaram a ser ocupados pelos suplentes Sabino Castelo Branco (PTB-AM) que também precisou se afastar após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e quem assumiu foi o vereador Gedeão Amorim (PMDB), e ainda em setembro de 2017, Carlos Souza (PSD-AM) assumiu a vaga que era de Bisneto.
Deixe um comentário