Manaus,2 de novembro de 2024

Obra de pesquisador da Amazônia é lançada pela UEA em parceria com Editora Valer e Cigás

Na próxima quarta-feira (28), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e a Valer Editora lançarão a obra “Poranduba Amazonense”, do cientista e pesquisador da Amazônia João Barbosa Rodrigues. O evento acontecerá a partir das 10h, no auditório da Escola Normal Superior (ENS) da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, nº 2.470, Chapada, zona centro-sul.
 
O projeto de resgate desta obra fundamental para a cultura popular da Amazônia e para o patrimônio cultural brasileiro só foi possível graças ao patrocínio cultural da Cigás, que acompanhou e apoiou o processo de produção e conclusão da obra magistral de Barbosa Rodrigues, segundo explicou o organizador do livro, o escritor Tenório Telles.
 
Ele explica que Barbosa Rodrigues (1842-1909) veio para a Amazônia na segunda metade do século 19, onde realizou pesquisas e trabalhou na organização do Museu Botânico do Amazonas. O organizador conta que Barbosa Rodrigues se Apaixonou-se pela região que considerava um museu vivo – um mundo a ser revelado e um grande laboratório de vida e que ele produziu muitos trabalhos científicos sobre antropologia, a flora e a vida cultural do Amazonas, com destaque para o livro “Poranduba Amazonense – Kochiyma-Uara Porandub”, que reúne mitos indígenas, narrativas da cultura popular, cantigas regionais e um vocabulário indígena Português-Nheengatu.
 
“Trata-se de uma obra importante e necessária para a compreensão contemporânea das culturas amazônicas por meio do imaginário indígena
e, por isso, também fonte de deleite literário e pesquisa acadêmica”, frisou Tenório Telles, explicando que a preparação, a revisão e a atualização da escrita da época para a atual exigiram uma dedicação de mais dez anos. “Entregamos aos leitores brasileiros, especialmente às populações indígenas, uma obra que há 127 anos adormecia nas estantes de pouquíssimas bibliotecas públicas e particulares de nosso país”.
 
Para elaborar esse trabalho, foi necessária uma ampla pesquisa em acervos da Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e no departamento de obras raras da Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP), consultando exemplares e estudos sobre a obra de Barbosa Rodrigues.
Com informações da assessoria

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *