Foi aberta, nesta terça-feira, 13/3, a 5º Campanha de Combate à Hanseníase e Geo-Helmintíases (verminoses), na Escola Municipal Professora Maria Leide Amorim, localizada no Km-4 da BR-174, conjunto São João. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e Movimento pela Reintegração as Pessoas Afetadas com Hanseníase (Morhan).
A subsecretária de Saúde em exercício, Adriana Lopes, destacou a importância da conexão entre dois eixos tão importantes: saúde e educação, com o programa Saúde na Escola.
Com o objetivo de buscar ativamente casos novos de hanseníase e tratar coletivamente os casos de geo-helmintíases, a campanha levará o benefício a estudantes na faixa etária de cinco a 14 anos, em 140 escolas municipais e outras 43 estaduais.
As escolas receberão profissionais de saúde que realizarão a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase, identificando estudantes que apresentarem manchas de pele, sendo a avaliação médica realizada na própria escola (ou em uma Unidade de Saúde de referência) distribuindo formulários para os pais ou responsáveis autorizarem a realização de exames e medicação adequada à criança. A campanha encerra no dia 30 de junho.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, que esteve representando a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, ressaltou a importância da campanha ser realizada em conjunto entre as duas secretarias, beneficiando os alunos da rede municipal.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário