Manaus,2 de novembro de 2024

Manôbike já possui 15 pontos na cidade

O sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Manaus, o Manôbike, alcançou a marca dos 7 mil cadastrados e para comemorar o feito, foram ampliados os postos. Agora o usuário pode retirar a bicicleta em um dos 15 pontos da cidade.

O projeto, que começou no primeiro semestre de 2017, faz parte da política pública de mobilidade urbana. As estações são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das Bicicletas e Estações.

Como usar

As bicicletas são um meio de transporte sustentável, capazes de trazer mais qualidade de vida. Para ter acesso é preciso fazer um cadastro no site do projeto e pagar um passe no valor de R$10, válido por 30 dias. É possível optar pelo passe eventual, para devolução da bicicleta em até 24h, no valor de R$ 5.

As Estações de compartilhamento funcionam todos os dias, de 6h às 23h  e as  Viagens de até 60 minutos não são tarifadas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas, nos finais de semana o prazo se estende para 90 minutos grátis.

Pesquisa

Já em 2015, uma pesquisa realizada pelas organizações-não-governamentais Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo  mostrou que  56,6% dos usuários de bicicleta em Manaus haviam aderido ao novo meio de transporte há menos de cinco anos.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *