Com informações da assessoria
Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Manaus irá realizar uma programação diversificada para comemorar o “Mês da Mulher”. Entre as atividades previstas estão ações de cidadania, ações de saúde, palestras, rodas de conversa, oficinas, cursos, feira de exposição, caminhadas e panfletagem. Todas as secretarias municipais estão envolvidas, coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lançaram a programação nesta segunda-feira (5), a partir das 9h30, no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste da capital.
Durante a solenidade aconteceram apresentações artístico-culturais, lançamento do 2º Concurso de Redação que, este ano, traz como tema o “Assédio”. Também será lançada a campanha “Março Lilás” para a prevenção ao câncer do colo do útero.
Campanha
O “Março Lilás” é uma campanha inovadora, que não está no calendário oficial do Ministério da Saúde (MS), mas que vai mobilizar todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação vai levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer do colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também vão oferecer a vacina contra o HPV e as demais vacinas de acordo com a faixa etária para todos os usuários que buscam atendimento, inclusive realizando a busca ativa nas filas, ofertando a vacinação, que será feita durante todo o horário de atendimento. Também será implantado o Censo Vacinal para adolescentes de 9 a 14 anos em todas as Estratégias Saúde da Família.
O câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente na Região Norte (25,62 / 100 mil), enquanto na Região Sudeste (9,97 / 100 mil), ocupa a quarta posição. A realidade epidemiológica de Manaus, com alta incidência da doença, quando comparada às demais capitais brasileiras, é considerada alarmante. Seu controle é uma das prioridades da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Concurso de Redação
O assédio é um tipo de violência velada e está presente em casa, no trabalho, nas fileiras escolares. E o que é pior: se não é interrompido, pode evoluir para outros tipos de violência mais graves, como a física e a sexual. Por esse motivo a necessidade de que, cada vez mais, mulheres estejam atentas e reajam a ele. A primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, é a madrinha do concurso e uma das maiores incentivadoras que temas relacionados às mulheres sejam discutidos nas escolas.
Para participar do concurso literário é preciso estar matriculado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal. A premiação se dará somente em agosto, durante as comemorações do 12° aniversário da Lei Maria da Penha.
Deixe um comentário