Mais de três mil carteiras de trabalho estão à espera dos proprietários na Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab). Os documentos começaram a ser arquivados no ano 2000, quando o Governo do Amazonas e o Ministério do Trabalho fizeram uma parceria para agilizar a entrega das carteiras aos trabalhadores.
A cada ano, aumenta o número de carteiras solicitadas e que não são retiradas pelos proprietários. Neste ano, até o dia 18 de dezembro, foram emitidos 12.110 documentos, sendo que 632 não foram retirados.
O secretário do Trabalho, Dallas Filho, explica que as carteiras “abandonadas” não podem ser destruídas ou devolvidas ao Ministério do Trabalho. “São documentos que só podem ser retirados pelos proprietários”, afirmou o secretário.
Arquivo
Devido o acúmulo das carteiras e de documentos dos trabalhadores, o arquivo da Setrab foi transferido para uma sala maior. O local funciona no prédio recém reformado da secretaria do Trabalho, na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus.
Lista será divulgada
A secretaria do Trabalho está preparando a lista com o nome das pessoas que estão com a Carteira de Trabalho arquivada. A lista será divulgada na próxima semana e tem o objetivo de agilizar a entrega dos documentos aos trabalhadores.
Os interessados em recebem o documento podem procurar o Sine-AM na avenida Joaquim Nabuco, Centro, de segunda a sexta
Deixe um comentário