Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em parceira com colegas americanos, apontou que mais da metade dos rios do país já apresenta risco na redução do nível das águas.
A pesquisa, publicada na revista científica “Nature Communications”, analisou quase 18 mil poços em todo o território nacional e percebeu que a maioria deles, 55%, fica abaixo das superfícies dos riachos próximos. Isso significa que esses riachos próximos provavelmente estão se infiltrando no subsolo e podem acabar perdendo fluxo.
Segundo os pesquisadores, a exploração desses riachos causa a percolação do rio para o subsolo, o que poderia comprometer o fluxo de água. ️A percolação é o movimento da água através do solo. À medida que a água se infiltra nas camadas mais profundas da terra, ela atinge a água subterrânea, conhecida também como lençol freático.
A pesquisa revela que a maioria dos “rios perdedores” no país (69%) estão localizados principalmente em áreas áridas ou áreas com uso agrícola intensivo.