Visita guiada, gincanas, Ecocaminhada, exposições e oficinas sobre animais e plantas da Amazônia. Estas são algumas das 22 atividades oferecidas na programação especial do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A ação continua até domingo (26/1) com uma programação diversificada para crianças e adultos curtirem o período de férias escolares. A entrada é gratuita, basta agendar a visita pelo site.
Esta é a segunda e última semana da programação intitulada Férias no Bosque. Além dos atrativos do parque verde urbano, os visitantes podem vivenciar momentos únicos de diversão e aprendizagem junto à biodiversidade amazônica e às pesquisas científicas desenvolvidas pelo Inpa. Mais de 6,5 mil pessoas aproveitaram a primeira semana de programação.
As atividades são realizadas em dois turnos, das 9h-12h e das 14h-16h30, e são independentes entre si, podendo o visitante participar de quantas atividades tiver interesse ou conforme a disponibilidade de vagas. A programação é realizada pelo Programa Ciência na Escola (PCE/ Bosque da Ciência) juntamente com os grupos de pesquisas e laboratórios do Inpa, além de parceiros externos.
O chefe do Bosque, Jorge Lobato, ressalta o balanço positivo da programação e do número de visitantes. De 02 a 21 de janeiro deste ano, o espaço recebeu 10,1 mil visitantes, que representa cerca de 60% dos 17 mil visitantes em todo o mês de janeiro de 2024. “Esta é uma importante ação para reafirmar o compromisso de uma relação mais próxima do Inpa com a sociedade, através principalmente de atividades socioeducativas que visam a popularização da ciência, inserindo dentro das nossas ações duas semanas com esse diferencial, com essa interação”, destacou.