Almeida, toma posse para seu segundo mandato à frente da administração municipal. Durante a solenidade, será apresentado o time que vai compor o secretariado responsável por conduzir as políticas públicas da cidade nos próximos anos. A escolha dos nomes levou em conta critérios de preparação técnica e articulação política, reforçando o compromisso da gestão com eficiência e resultados.
Entre os novos integrantes que faltavam serem anunciados para o próximo mandato, o chefe do Executivo municipal definiu, nesta terça-feira, 31/12, que quem vai assumir a pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) será o vereador Fransuá, que vai somar na gestão com sua experiência legislativa e compromisso com políticas ambientais; no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a gestão será conduzida de forma interina e acumulativa pelo vice-prefeito Renato Júnior, com o suporte técnico do doutor Arnaldo Flores, controlador-geral do município; a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), será comandada pelo coronel Lima Júnior, com a missão de coordenar as ações de proteção e prontas-respostas às emergências, reforçando a segurança da população; na Fundação Manaus Esporte (FME), Joel Silva será o responsável por fomentar o esporte e a inclusão social por meio de projetos estratégicos em andamento para consolidar a capital como “cidade esportiva”.
Além dos novos integrantes, cinco nomes já consolidados permanecem no secretariado municipal, garantindo a continuidade de importantes ações. No comando do Fundo Manaus Solidária (FMS), o advogado Emerson Castro segue liderando iniciativas que transformaram a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para os programas de assistência social e as parcerias com instituições do terceiro setor.
Já à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção de Igualdade Racial (Semuripi), Walfran Torres continua desempenhando um papel essencial na articulação política e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial e ao combate à discriminação, promovendo a inclusão e o respeito às diversidades culturais da cidade. Ambos reforçam o compromisso da gestão com justiça social e desenvolvimento humano.
O terceiro nome que permanece na equipe é o do advogado Alexis Kotsifas, secretário de Representação da Prefeitura de Manaus em Brasília. Sua atuação tem sido fundamental para articular interesses da cidade junto ao governo federal, garantindo o acesso à recursos e parcerias estratégicas para projetos prioritários, uma ponte entre a gestão municipal e Brasília, assegurando avanços para a capital amazonense.
O quarto é o de Célio Bernardo Guedes, que permanece no secretariado, à frente da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Durante sua gestão, Célio foi responsável por importantes avanços na modernização administrativa, como a implantação de sistemas que agilizaram os processos internos e aprimoraram os serviços prestados ao cidadão. Além disso, liderou iniciativas de valorização dos servidores municipais, incluindo programas de capacitação e bem-estar. Sua continuidade garante a manutenção de uma gestão pública eficiente, focada na inovação e na melhoria da qualidade do atendimento à população.
O quinto nome é o de José Arnaldo Lima Grijó, que permanece como presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), que tem como objetivo principal, debater e definir soluções para assuntos considerados estratégicos para o município.
Compromisso com um futuro sustentável e inclusivo
O prefeito destacou a importância de cada nome escolhido para a construção de uma Manaus mais inovadora, sustentável e resiliente. “Formamos um time comprometido com o futuro da nossa cidade, que alia competência técnica à capacidade de diálogo político. Estamos prontos para enfrentar os desafios e ampliar as conquistas do nosso primeiro mandato”, afirmou Almeida, que também anunciou as principais ações que marcarão os primeiros meses do novo mandato.
Ações prioritárias para o primeiro semestre de 2025
Avanço na mobilidade urbana
A gestão David Almeida vai atuar com foco na modernização do transporte público e na implementação de novas tecnologias para otimizar o trânsito da capital e reduzir mortes.
Fortalecimento da Defesa Civil
Outra prioridade será a ampliação do programa de monitoramento e resposta rápida a desastres, priorizando áreas de risco.
Esporte e juventude
O planejamento estratégico do prefeito David Almeida, também, inclui a ampliação de projetos esportivos comunitários, com ações voltadas à inclusão social e ao combate à violência juvenil.
Preservação ambiental
Além da intensificação de programas de reflorestamento urbano e conscientização ambiental, estará integrando as comunidades à gestão sustentável.
Posse para a 19ª Legislatura
Nesta quarta-feira, 1º/1, o prefeito deverá destacar outros projetos prioritários durante o evento de posse, que será realizado às 17h, no Teatro Amazonas, e que contará com a presença de autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. “Estamos prontos para escrever um novo capítulo na história de Manaus, com trabalho e dedicação ao nosso povo”, finalizou David Almeida.
Secretário da Semmasclima
François Vieira da Silva Matos, mais conhecido como Fransuá, nasceu em 2 de abril de 1976. É graduado em Administração (Ufam), Especialista em Marketing Empresarial (Ufam), MBA em Gestão Corporativa com ênfase em Educação (Unicel), mestre em Engenharia de Produção. Foi professor de graduação e pós-graduação nas instituições Ufam, UEA, Uninorte e Unicel.
É imortal pela Academia Amazonense de Administração e pela Câmara Brasileira de Cultura. Finalizou dois cursos executivos de curta duração fora do país, um deles em Negociação na Universidade de Harvard (EUA) pelo CMI GROUP e outro em Inovação pela Universidade da Califórnia (EUA). É coautor de dois livros tipo manual em Sistemas de Informações e Administração de Materiais pela Editora da UEA.
Concorreu como candidato a vereador em 2016 e foi eleito com 3.336 votos pelo Partido Verde. No primeiro mandato foi presidente da comissão de meio ambiente por duas vezes consecutivas, obtendo a unanimidade de votos dos vereadores nas duas votações para a função.
Na função de presidente da comissão de meio ambiente transformou o seu gabinete no primeiro gabinete certificado como neutro de carbono da história da Câmara Municipal de Manaus (CMM), plantou milhares de árvores pela cidade, instituiu uma equipe permanente de conscientização ambiental com os seus assessores, implementou dezenas de jardins ecológicos para neutralizar lixeiras viciadas, participou como voluntário ou incentivador de diversos projetos e/ou grupos ambientais, tais como: “atitude limpa”, “remada ambiental”, greenpeace, escoteiros do Brasil entre outros.
Em 2019 foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como “chanceler ambiental de Manaus” e, neste ano, ganhou a medalha de ouro dos Escoteiros do Brasil por conta dos seus projetos ambientais em Manaus.
No mandato 2016-2020 foi o segundo vereador a aprovar mais leis. Na reeleição em 2020 obteve 4.828 votos sendo eleito pelo Partido Verde. No mandato 2020-2024 foi eleito presidente da Comissão de Educação no primeiro biênio, presidente do partido verde durante três anos e foi escolhido vice-líder e líder do prefeito na câmara. Durante o mandato 2020-2024 foi o vereador que mais aprovou leis, sendo algumas até inéditas no país como, por exemplo, a lei de Estimulação precoce para crianças especiais nas creches de Manaus.
Diretor-presidente da FME
Joel Sales tem 44 anos, é casado com Ewelin Vieira, e pai de dois filhos. Possui formação em Economia e Administração em Marketing, pós-graduação em gerenciamento de projetos e MBA em contratos e licitações pela faculdade Santa Tereza. Atualmente, estava como subsecretário operacional da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), mas também já atuou como diretor dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs), foi diretor da Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas (OGE), coordenador-geral de projetos da Suframa-CGAPI, secretário-executivo adjunto da cidadania e secretário adjunto da Secretaria Executiva da Criança e Adolescente (Sedca).
Presidente do FMS
Emerson da Silva Castro é advogado, casado e já exerceu as seguintes funções: conciliador do Juizado Especial Civil de Pequenas Causas do Estado Amazonas 2003; estagiário no extinto Conselho de Desenvolvimento Humano – CDH 2004/2005; advogado por carreira; assessor jurídico do Fundo de Promoção Social – FPS – 2005/2015; secretário executivo adjunto do Fundo de Promoção Social (FPS) – 2016/2017; assessor técnico do Fundo de Promoção Social – FPS 2018/2020; vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – Ceas, 2019/2020; Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – Ceas – 2020; diretor executivo do Fundo Manaus Solidária (FMS) – 2021; vice-presidente do Fundo Manaus Solidária – 2021 / 2022; e atualmente, presidente do Fundo Manaus Solidária desde março de 2022.
Secretário da Semuripi
Walfran Torres tem 51 anos, é casado, pai e formado em administração. Foi vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM) entre 2013 e 2016. Em 2016, assumiu o cargo de diretor de Serviços Gerais na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde ficou até 2019. No período de 2019 a 2020, Walfran atuou como chefe de Gabinete na CMM. Em 2020, dirigiu Programas Institucionais da Prefeitura de Manaus até 2022, onde deixou a função para assumir a missão de ser o secretário municipal de Relações Institucionais e Promoção da Igualdade Racial até os dias atuais.
Secretário de Representação da Prefeitura de Manaus em Brasília
Alexis Kotsifas é advogado e cientista político. Mestre em Sociologia pela UEL. Graduado em Direito e em Ciências Sociais pela UEM. Especialista em Processo Civil pela PUC/PR. Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo. É secretário de Representação da Prefeitura de Manaus em Brasília. Foi procurador-geral e secretário de Gestão do município de Maringá. Foi procurador-geral do município de Fazenda Rio Grande. Foi assessor legislativo na Assembleia Legislativa do Paraná. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade). Foi membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (2013-2015, 2016-2018). É autor de livros e artigos científicos na área do Direito Eleitoral.
Secretário da Semad
Célio Bernardo Guedes tem 57 anos, é casado com Rosiane de Brito Guedes, pai de dois filhos, Carlos e Pedro. Possui formação superior em Direito, com especialização em controle interno e externo. Também é auditor técnico de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Foi auditor geral da Assembleia Legislativa do Estados do Amazonas (Aleam), secretário-executivo do Fundo Estadual de Saúde (FES) e secretário-geral do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) da Prefeitura de Manaus na gestão do prefeito David Almeida.