No segundo dia da Rio Innovation Week, We’e’ena Tikuna, artista indígena do Amazonas, destacou a força dos povos originários em tempos de transformação digital e luta pela justiça climática.
A estilista, palestrante e ativista participou de dois painéis e se destacou como uma das vozes mais importantes do evento.
No painel “A Importância da Inclusão Digital para os Povos Indígenas”, We’e’ena compartilhou a experiência pessoal de como a tecnologia permite que a história seja contada em primeira pessoa, não por pesquisadores ou colonizadores, assim como também transformou a economia de sua comunidade.”Conseguimos criar nosso site, vender nossas peças, e agora a economia gira entre nós. Precisamos de pessoas conectadas à nossa comunidade para ter acesso aos nossos artesanatos, que não são apenas artesanatos, mas joias tiradas da própria natureza”, afirmou.
We’e’ena também discutiu a importância de ter uma voz ativa nas plataformas digitais, destacando que as redes sociais oferecem um alcance global para reforçar identidade e culturas indígenas.
No painel “Amazônia & Justiça Climática,” a ativista falou sobre a necessidade urgente de proteger a Floresta Amazônica e os direitos das comunidades locais. Ela ressaltou que a preservação da Amazônia é uma responsabilidade coletiva e não apenas dos povos indígenas e que vai além de um tema de debate.
Índio não, indígena!
Questionada sobre o motivo de o termo “índio” ter se tornado pejorativo, We’e’ena falou como ele tem sido utilizado como bullying ao longo de décadas, ferindo as comunidades indígenas.
“Nós não escolhemos esse nome; foi um colonizador que nos deu. É um erro que nunca foi corrigido”, disse, defendendo o uso de “povos originários” para identificar as diferentes etnias.
Por fim, a ativista deixou uma mensagem clara na Rio Innovation Week: os indígenas não estão mais dispostos a ser relegados ao papel de figurantes.
Eles exigem espaço para falar em primeira pessoa, não como representações de colonizadores ou pesquisadores, mas como os verdadeiros protagonistas de suas próprias histórias.
Sobre a Rio Innovation Week
O maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, acontece no Rio de Janeiro, de 13 a 16 de agosto, com mais de 3 mil palestrantes, presença de 2,5 mil startups, 28 palcos simultâneos em 75 mil m² de área.