Manaus,16 de novembro de 2024

Falas de candidatos a prefeito em debate viralizam na web

Após a realização do primeiro debate em Tv aberta entre os candidatos a prefeitura de Manaus, trechos, falas e cenas viralizaram em páginas na internet. Participaram do primeiro debate os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (União) e Marcelo Ramos (PT). O prefeito de Manaus David Almeida faltou ao primeiro debate.

A fala do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), sobre saber “o que é morar em uma rua sem asfalto” repercutiu nas redes sociais. Internautas ironizaram a declaração do parlamentar, que é oriundo de família de membros do Poder Judiciário do Estado e, aos 23 anos, é dono de empresa sediada em São Paulo.

Eu sei o que é morar em uma rua sem asfalto e também sei o que é morar na melhor rua da cidade“, declarou o candidato durante debate na TV Band Amazonas. Após a afirmação, internautas começaram a questionar, rapidamente, a afirmativa.

Outro parlamentar que também teve as falas viralizadas na web foi o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União). O parlamentar insistiu em diversos momentos nas mesmas declarações sobre Manaus.

“Eu tô preparado para governar essa cidade, armando 100% da guarda municipal e aumentar o efetivo para mil homens. Criar um projeto de cidade inteligente com semáforos modernos”, afirmava. Internautas responderam as declarações do deputado “Candidato robô, só repetia as mesmas propostas”.

Ouro ponto alto da noite foi quando Amom Mandel criticou Roberto Cidade por sua fala sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Roberto, ao mencionar que seu filho também é autista, utilizou o termo “infelizmente”, o que provocou uma reação imediata de Amom. O deputado federal, que também é autista, repreendeu a fala do adversário, destacando que o autismo não deve ser visto como algo negativo. A discussão ganhou destaque em repercussões na internet.

Capitão Alberto Neto e Marcelo Ramos, que divergiram sobre as políticas de segurança pública para Manaus. Alberto Neto, com sua experiência como policial militar, defendeu uma postura mais rígida e a ampliação do efetivo policial, bem como as escolas cívico-militares. Marcelo Ramos, por outro lado, criticou a falta de planejamento estratégico e a necessidade de integrar as políticas de segurança com ações sociais e educativas.

Desempenho dos candidatos

O cientista político Carlos Santiago explicou que apesar dos memes na internet, todos os pretensos candidatos que participaram do debate e se enfrentaram no campo das ideias, tiveram um bom desempenho.

“Todos tiveram bons desempenhos dentro daquilo que cada um tem como estratégia eleitoral de marketing para convencer o eleitorado. Alberto Neto reforçou o seu mote de campanha que é ligado. À segurança pública. A questão da falta de educação infantil para atender as crianças que precisam de creche e reforçou a sua parceria com a sua vice que vem da iniciativa privada. Amom reforçou ser um candidato livre, sem amarras políticas, que combate a corrupção e a velha política. Marcelo Ramos preferiu um discurso mostrando que tem muito ainda a oferecer no debate público e tem articulação e experiência para ser um bom gestor de Manaus”, inicia.

Em outro trecho o especialista também comenta a respeito do desempenho de Roberto Cidade e o diagnóstico repetitivo a respeito do transito de Manaus e a saúde pública. Santiago ressalta que o debate cumpriu a meta de apresentar os ideais dos candidatos.

“Roberto Cidade. Identificou que entre os problemas de Manaus estão a segurança, a violência, a pobreza e a saúde. Diante disso, reforçou o tempo todo que vai criar um programa para combater a pobreza, vai armar a Guarda Municipal e também confirmou que pretende construir um hospital municipal e também vai fazer funcionar algumas unidades do município na área da saúde. O mais importante é que o debate cumpriu a sua missão de colocar nessa arena pública, televisiva, os pré-candidatos para que se apresentasse e mostrasse suas propostas e suas ideias”, finaliza.

Share