O vice-prefeito e chefe da Casa Civil de Manaus, Marcos Rotta, entregou nesta sexta-feira (26) a Unidade de Saúde da Família (USF) Raimundo Franco de Sá, na zona Oeste da capital, após as obras de ampliação e modernização do prédio.
Com as mudanças, a unidade terá capacidade para atender 105 mil usuários dos bairros Nova Esperança, Alvorada e Lírio do Vale.
“Ser reconhecida como a cidade que mais avança e, por anos seguidos, considerada a melhor saúde básica do Brasil, nos enche de orgulho. Quando você faz aquilo que lhe determinam com muita coragem, mas, acima de tudo, com muito amor, o resultado vem de forma natural. E a entrega de mais uma unidade de saúde só reforça nosso objetivo em permanecer como referência”, disse Rotta.
Serviços completos
O titular da Semsa, Djalma Coelho, explicou que a USF vai atender usuários de todas as faixas etárias, com a carteira completa de serviços básicos da saúde.
“A unidade terá capacidade para realizar 5.500 procedimentos por mês, mas com potencial de ultrapassar essa marca, por se tratar de uma unidade porte quatro. Ou seja, nós vamos ter quatro equipes de estratégia em saúde da família, três equipes de saúde bucal, além da implementação da média/alta complexidade que são os apoios de diagnósticos. Ampliar a carteira de serviços para a população é dar acesso ao que ela precisa e ao que é essencial”, relatou o secretário.
Consultas
Dentre os serviços oferecidos estão consulta médica em clínica geral, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal da gestante e do parceiro, planejamento reprodutivo, vacinação, curativos, programas de hanseníase, tuberculose e profilaxia pré-exposição ao HIV (PreP), além dispensação de medicamentos simples, antibióticos e medicamentos de controle especial.
Exames
Os usuários poderão, ainda, realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, exame preventivo do câncer do colo do útero, exames laboratoriais e exames de imagem, que foram ampliados com a reforma da unidade, passando a disponibilizar eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x e também mamografia.