Na esteira da investigação sobre a chamada “Abin Paralela”, a Polícia Federal encontrou mensagem do ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem com questionamentos sobre as urnas eletrônicas.
Segundo fontes ligadas à investigação, uma mensagem apresenta orientação de como o governo Bolsonaro poderia fazer ataques ao sistema eleitora. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo.
Os dados estariam armazenadas no e-mail do então diretor da Agência Brasileita de Inteligência. Ainda não sabe se o conteúdo chegou a ser enviado a algum destinatário.
Também constaria nos arquivos crítica à postura de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa das urnas eletrônicas.
Os agentes da investigação avaliam agora se os elementos justificam a inclusão de Ramagem em investigações em curso pela força policial sobre ataques a urnas eletrônicas.
A Polícia Federal planeja, para as próximas semanas, novas operações no rastro dos desdobramentos da chamada “Abin Paralela”.
A expectativa inicial era de que o relatório fosse concluído em agosto. No entanto, novos dados obtidos por meio de mandados de busca e apreensão adiaram a conclusão da investigação.