Manaus,9 de outubro de 2024

Há 15 anos Amazonas perdia Gilberto Mestrinho, um dos maiores expoentes da política

Às 9h10 de um domingo, dia 19 de julho de 2009, falecia Gilberto Mestrinho, um dos maiores expoentes da política amazonense aos 81 anos. Ao longo da vida pública, Mestrinho acumulou os cargos de prefeito de Manaus, deputado federal, senador e foi, por três vezes, governador do Amazonas.

Ele foi considerado referência de outros grandes expoentes da política local, como o ex-governador Amazonino Mendes de quem era muito próximo. Conhecido como o JK do Amazonas, Gilberto tem, até hoje, a marca histórica de ter sido o mais jovem personagem da política brasileira a ter assumido um mandato de governador de Estado, aos 31 anos. A idade mínima é 30 anos. Após ele, Ciro Gomes também aparece na lista ao ter sido governador do Ceará, aos 33 anos.

Mestrinho começou a carreira política na década de 1950 como prefeito de Manaus, numa época em que os chefes do Executivo Municipal eram escolhidos pelos governadores. Após isso, exerceu o mandato de deputado federal, foi três vezes governador do Amazonas e eleito senador por três mandatos consecutivos. Sua última legislatura terminou em 2007.

Gilberto Mestrinho faleceu no Hospital Prontocord, em Manaus. A princípio, a internação se deu por causa da infecção nos rins. Durante os 17 dias que ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, ele teve complicações nos pulmões e não melhorou o suficiente para receber alta. O ex-governador lutava contra um câncer de pulmão. Ele teve uma parada cardíaca por volta de 8h do dia 19 de julho de 2009. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Em 20 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias e divulgou nota de pesar afirmando que “a atuação ímpar de Mestrinho como senador, ao presidir por três vezes a Comissão Mista de Orçamento, deixou sua marca na história do Senado”. Lula também destacou o papel de Mestrinho como líder político do Amazonas.

 

 

 

Share