Parintins ganhou um monumento dedicado ao ex-governador Amazonino Mendes. A inauguração ocorreu na última terça-feira (18/6). A obra, concebida pelo artista plástico e maçom Augusto Simões, foi instalada em frente à sede do Idam no município.
Construído com estruturas de cimento, o monumento destaca a contribuição de Amazonino para a cultura e educação em Parintins. Entre os elementos da obra estão um grande cocar nas cores azul e vermelho, um livro aberto, o busto do político, tambores e as figuras dos bois Caprichoso e Garantido.
O projeto contou com o apoio integral da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam). “Ele elevou o nome da cultura de Parintins e esse reconhecimento será eterno. Estou muito feliz com o resultado dessa obra. O livro aberto é para marcar a história da vida do Amazonino e os bois representam a sua maior obra em Parintins, que é o Bumbódromo”, disse Simões.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto, acompanhado pelos Eminentes Grão-Mestres Ad Vitam Ronaldo de Brito Leite e René Levy Aguiar, além de grandes secretários da GLOMAM e membros da Loja Maçônica União, Paz e Trabalho Nº 12.